O domínio tecnológico e o avanço da Inteligência Artificial

chatGPT, Midjourney e outras ferramentas estão sendo cada vez mais citadas nos últimos meses. Seja para facilitar o trabalho cotidiano ou mesmo para gerar algum tipo de arte, as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão em profusão e parece não sair mais das nossas vidas. Mas, qual é o cenário real de tudo isso? Pensando nisso, Felipe e Victor receberam no episódio 24 do FacompCast Filipe Saraiva e Reginaldo Filho, ambos professores na Faculdade de Computação da UFPA Belém – e experts nesse cenário – para conversar mais sobre o mundo da IA.

Hoje a inteligência artificial é um componente dos sistemas e está presente nos mais diversos lugares. A gente utiliza ela diariamente mesmo sem saber

Filipe Saraiva

Mas nem tudo são flores. Um ponto que sempre é levantado – e nesse episódio não foi diferente – é sobre o impacto que a IA pode causar nas nossas vidas de maneira negativa. Debates sobre automação de tarefas repetitivas são necessários mas, ao menos no Brasil, tais tarefas ainda são uma grande parte dos empregos gerados. A simples troca de trabalhadores, visando o lucro, é justa? Como ficam os trabalhadores que não tiveram acesso a educação superior? Para Saraiva, o ponto não é exatamente esse. Em menos de um ano, as concepções de trabalho repetitivo talvez não sejam repetidadas, mas agora as atividades criativas podem estar ameaçadas. No momento, isso não deve ser uma preocupação real, contudo, em pouco tempo, isso pode se tornar. E para resolver isso uma ideia pode ser de suma importância: renda básica universal.

Acredito que a gente vá ver o desenho de políticas públicas que ao mesmo tempo permita o avanço da IA, impeça o desemprego em massa e o colapso econômico. Boa parte dos empresários do Vale do Silício já aderiram a ideia da Renda Básica Universal.

Filipe Saraiva

Ainda que nossos usos de IA sejam, na maioria das vezes, para gerar uma foto ou textos, existem aplicações reais na própria UFPA que vão muito além disso. Um dos exemplos é um trabalho orientado pelo Prof;º Reginaldo Filho que faz uso de IA para análise de imagens de satélites e gerar alerta de desmatamento na Amazônia Legal – o que permitira liberar mais agentes para fiscalização em campo, acelerando a produtividade dos processos e o combate ao biotráfico na região mais importante do planeta.

Conheça mais sobre os convidados

Filipe Saraiva: Possui Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na KTH Royal Institute of Technology, Suécia. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Computacional e Software Livre, e Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Distribuição e Simulação de Smart Grids.

Reginaldo Filho: É professor Classe A Nível 2 da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor auxiliar do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA. Obteve o título de Doutor em Ciência da Computação pela UFPA em 2019. Já atuou na área de processamento digital de imagens de satélites artificiais no desenvolvimento de técnicas de remoção e suavização de componentes atmosféricos. Já trabalhou também no desenvolvimento de técnicas de aprendizado de máquina para a identificação de binders em sistemas DSL com transmissão em modo fantasma. É pesquisador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA) da UFPA, onde colabora na área de inteligência artificial aplicada à detecção de danos estruturais. Seus principais interesses científicos são: aperfeiçoar algoritmos de aprendizado de máquina e otimização, utilizar ciência e mineração de dados para extrair informações não-triviais de bases de dados públicas.

Link para as matérias mencionadas neste episódio:
IA aplicada no campo jurídico
chatGPT aprendendo a mentir
Humanta.AI

O FacompCast #24 já está disponível em todas as plataformas de áudio. Use #facompcast para juntar-se a conversa nas redes sociais.