DEVs Pai d’Égua: aprendizados e reflexões

A terceira temporada do FacompCast está on e começamos com o pé direito. Felipe Campos e Victor Santiago receberam Fábio Magalhães, CTO na W3 Automação e Sistemas, além de João Dantas e Iury Glabson – egressos da Facomp Belém para falar sobre uma das iniciativas mais impactantes de 2022 aqui na Faculdade: o Dev’s Pai d’Égua. Eles conversaram sobre como foi planejar todo esse programa de capacitação, os desafios, bem como a motivação das empresas e da faculdade. Detalhes dos bastidores em primeira mão!

O Devs Pai d’Égua, ainda como projeto piloto, conseguiu ganhar reconhecimento imediato da comunidade e dos cursos de computação da Facomp, bem como dos empresários em geral. Segundo Fábio, os empresários tiveram a liberdade para contribuir com a metodologia e participar ativamente de todo o processo. Além disso, o incentivo a inclusão de alunos com o perfil de vulnerabilidade socioeconômica também foi outro ponto destacado, inclusive apoiado amplamente pela Alura – um dos critérios para o projeto receber apoio da maior plataforma de educação em tecnologia do país.

Nós queríamos uma transformação completa: que fosse ombro a ombro no presencial, mas também pudesse ser online, colaborativo e com a interação das empresas

Victor Hugo Santiago, coordenador do Devs Pai d’égua

Fábio Magalhães também comentou sobre como foi apoiar alguns dos alunos nas mentorias e depois contratá-los, incluindo sua visão quanto a aproximação da academia com o mercado.

“Na minha visão, seria muita pretensão de nós empresários querer impor alguma trilha para a Faculdade. Todos nós passamos pelas mesmas cadeiras e, se são empresários formados, todos nós viemos do mesmo lugar”.

Fábio Magalhães

O que é o DEVs Pai d´Égua?

O Devs Pai d’Égua é um programa criado por um grupo de professores da Faculdade de Computação da UFPA em 2022 para ofertar capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho, contando com workshops de professores convidados, workshops com empresários locais e formação em programação com apoio da plataforma Alura Cursos Online.

O projeto foi aberto apenas para estudantes da UFPA. Houveram 153 inscrições, das quais apenas 17 foram selecionados e receberam bolsas 100% apoiadas pelas empresas. Durante o programa, os participantes fizeram visitas ao Mercado Ver-o-Peso, em Belém, para solucionar problemas recorrentes da maior feira a céu aberto da América Latina e principal cartão postal da Capital da Amazônia.

Ao final, mais de 90% dos alunos foram contratados pelas empresas participantes, o que significa ótimos resultados não só para a FACOMP/UFPA, mas também para os discentes envolvidos. Além disso, um dos alunos conseguiu aprovação no Startup Pará 2022.

Conheça mais sobre os convidados do Episódio #23:

Fábio Magalhães: Chief Tecnology Officer (CTO) na W3 Automação e Sistemas, atuando há mais de 25 anos no mercado de automação bancária do Norte do Brasil.

João Dantas: egresso da Faculdade de Computação da UFPA e atualmente desenvolvedor front-end na W3 Automação e Sistemas; seu trabalho de conclusão de curso foi voltado para a introdução das heurísticas de Nielsen na criação de telas e no desenvolvimento para front-end

Iury Glabson: também egresso da Faculdade de Computação da UFPA e está trabalhando na W3 Automação e Sistemas.

Você pode ouvir o FacompCast no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer ou agora também no YouTube. Aproveite também para nos seguir nas redes: @facompcast no Instagram e Twitter