Empreendedorismo e inovação na Amazônia: conheça mais sobre a Fundação e o PCT Guamá

Belém sempre foi pioneira: a primeira cidade a ser fundada no Norte, a primeira a ter transporte público no Brasil, a primeira a ter iluminação pública no país e a primeira cidade do Norte a ter um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT): o PCT Guamá. Não somente a primeira, como a única até o momento em que essa matéria estava sendo escrita. Mas tu sabes pra quê um PCT serve? Como ele é fundado? Como entrar e aproveitar as funcionalidades de um?

Vista dos prédios Espaço Inovação e Espaço Empreendedor, dentro do Parque

O FacompCast #22 conversou com a pessoa que mais entende sobre o PCT: Rodrigo Quites, professor da Faculdade de Computação da UFPA, Diretor-presidente da Fundação Guamá, administradora do Parque e egresso de Ciência da Computação da UFPA Belém. A conversa com Felipe Campos revelou detalhes sobre a fundação do parque e sobre seu futuro, uma iniciativa que envolveu a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Secretaria de Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Governo do Estado do Pará como gestores da ideia, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), financiando os equipamentos instalados nos 15 laboratórios presentes no PCT.

Aliás, de laboratórios o PCT está muito bem servido, pois as instalações estão em consonância com as vocações do Estado do Pará para liderar a bioeconomia global, com pesquisas nas áreas de mineração, biodiversidadade, água e produção de tecnologia. Mas é claro que toda essa estrutura não está limitada aos muros do bairro Universitário: está em expansão pelo Pará. Queres conhecer mais? Ouça o FacompCast #22 na tua plataforma de áudio favorita! Estamos te aguardando lá.