Vantagens e oportunidades geradas pela Iniciação Científica

Christian de Jesus

Aluno e co-host do facompCast.

Revisado por Felipe Campos

A iniciação científica nas universidades desempenha um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes e no avanço da pesquisa científica. Trata-se de um programa que permite aos alunos de graduação mergulharem no mundo da investigação científica sob a orientação de professores e pesquisadores experientes. Essa oportunidade de envolvimento precoce com a pesquisa acadêmica oferece uma série de benefícios tanto para os estudantes quanto para a comunidade científica como um todo.

Com isso em mente, o FacompCast recebeu uma das palestrantes da edição 2023 do CSBC, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação que apresentou uma trilha sobre o tema do episódio 26: as Vantagens e Oportunidades geradas pela iniciação cientifica. Ayla Rebouças é professora associada na Universidade Federal da Paraíba, doutora pela Federal de Campina Grande e mestre em ciência da Computação pela Federal de Pernambuco e contou para Felipe e Christian que, além de participar de laboratórios, a iniciação científica abriu portas para ela até mesmo na Google – graças ao seu trabalho e conexões geradas no caminho. Mas as PIBICs, como são popularmente conhecidads, vão muito além disso – incluindo a famosa dúvida se elas são ou não para quem só quer seguir carreira na academia.

Não acho que iniciação científica seja só para quem quer ser professor. Digo mais, e é até polêmico, talvez algumas pessoas não concordem: nem mesmo mestrado é pra quem só quer ser professor. Essas ferramentas são parte do processo, mas essencialmente estão focadas em melhorar nossa resolução de problemas.

Ayla Rebouças

A importância da iniciação científica reside no fato de que ela oferece aos alunos a chance de aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Isso não apenas enriquece sua formação acadêmica, mas também ajuda a desenvolver habilidades cruciais, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, a resolução de problemas complexos e a comunicação científica. Além disso, a iniciação científica proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar áreas de interesse pessoal, contribuindo para uma educação mais personalizada e motivadora.

O FacompCast 26 já está disponível na sua plataforma de áudio favorita e no canal de YouTube da Computação UFPA. Não deixe de seguir o podcast nas redes usando os botões abaixo.