Os destaques da Computação UFPA no StartUP! Pará 2022

A ideia de US$ 1 milhão… Ser o novo Bill Gates, Steve Jobs e mudar o mundo. É isso o que nos vem a mente quando pensamos em startups, que nada mais são que um conjunto de soluções para problemas reais implementadas por times diversos. Mas, antes da fama, existe uma longa jornada – e é sobre isso que o FacompCast #20, o último de 2022, vai falar.

Para isso, convidamos Samuel Novaes (CEO, Zarpar Navegação) e José Perdigão (CEO, Katu Data Visualization) para falarem sobre as suas ideias inovadoras e o StartUP! Pará, o programa de inovação e aceleração de startups apresentado pelo Governo do Estado do Pará. Nele, além de suporte financeiro, também é oferecido apoio jurídico e mentorias para todos os ingressantes, com o intuito de desenvolver e refinar ideias que são relevantes não só para a realidade paraense, mas para o Brasil.

Samuel e José apontam dicas sobre como participar do edital e os seus benefícios. Um ponto que ambos mencionaram é: startups são lugares de falhas. Por mais que isso não soe tão bem na cultura resultadista brasileira, é assim que elas funcionam. Dificilmente haverá uma ideia que seja, de cara, 100% pronta e validada. É preciso lapidar, errar, pivotar. Como o Samuel nos disse:

“É preciso se apegar aos problemas, não a soluções. Soluções mudam, pivotam… Problemas não.”

Samuel Novaes, Zarpar

O FacompCast #20 já está disponível na tua plataforma de áudio favorita. É só nos seguir e dar play. Nos marque nas redes com o @facompcast e diga o que está achando.