Diversidade e Saúde Mental na Computação

Ouça o episódio #18 no Spotify

O FacompCast sempre está em busca de informações e discussões relevantes para vocês – e dessa vez não seria diferente. Nosso 18º episódio já está no ar! Nele, Felipe, Victor e Christian receberam Aline Beckmann Menezes, profa. de Psicologia da UFPA e também integrante do Programa de Pós-Graduação em Teoria do Comportamento (PPGTC/UFPA) para uma conversa sobre a comunidade LGBTQIAPN+ na computação e os desafios que eles enfrentam no nosso setor. Além disso, teve um papo bem bacana sobre como promover um ambiente saudável para que todos possam trabalhar, respeitando suas pluralidades e talentos intrínsecos, olha só:

Eu acho que a palavra-chave é respeito. A gente precisa respeitar o direito de cada um ser quem é, do jeito que é. Respeitar a pluralidade, a singularidade e a privacidade das pessoas.

Prof.ª Aline Beckmann Menezes

Tu podes até achar que a Computação não tem muito a ver com diversidade, que somos apenas nerds sentados numa cadeira programando, tomando muito café e comendo salgadinho. Mas não é bem assim. Se tu conheces o mínimo da história da nossa área, sabes que nosso patrono é Alan Turing, o brilhante matemático e cientista da computação britânico que não só salvou o mundo desvendando a Enigma, a máquina de encriptação de comunicação dos alemães na Segunda Guerra Mundial, mas também enfrentou com coragem a opressão do Império Britânico que lhe era imposta somente por homossexual. Se tu não sabias disso, o FacompCast 18 é uma ótima oportunidade pra tu ouvires e te atualizar. Te esperamos no Sporify (ou na tua plataforma de áudio favorita)