Gamificação do pensamento computacional e o ensino de LIBRAS

Foi uma longa espera até aqui, mas o FacompCast voltou com a sua segunda temporada. Para iniciar em grande estilo, no episódio 16 recebemos Acza Lira, egressa da UFPA (Ciência da Computação) para falar sobre seu trabalho de conclusão de curso: “Jogo Educacional Digital para Auxiliar no Ensino de Numerais em Libras e Lógica de Conversão dos Números Binários“. O TCC foi apresentado na XIII do Computer On The Beach, um dos vários eventos promovidos anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que, em 2022, aconteceu em Itajaí (SC). A pesquisa foi coordenada pela também professora da UFPA, Fabíola Araújo, conhecida entre a comunidade pelas suas pesquisas relacionadas com a Interação Humano Computador (IHC).

Nova temporada, novo lineup

Os tempos mudam e o nosso podcast também. A partir de agora, você será acompanhado por Felipe Campos e Victor Hugo Santiago, que você já conhecia da temporada anterior, além de Christian de Jesus, novo integrante do nosso time. Christian é aluno de Ciência da Computação na UFPA Belém também, além de ser apaixonado por comunicação e podcasts. Mais informações sobre o time aqui.

A origem do Barco Binário

No episódio, nós conversamos sobre como a Acza teve a ideia do jogo e como ele foi implementado. Além disso, qual a ideia por trás da estética do jogo, que conta com uma temática bem regional aqui do Pará.

“A ideia do jogo surgiu depois de conhecer um amigo nas viagens de barco que fazia entre a UFPA e a minha casa e perceber que, apesar de ser nossa segunda língua oficial (LIBRAS), nós não sabemos nos comunicar com eles (pessoas com deficiência auditiva).”

– Acza Lira

Você já pode ouvir o FacompCast #16 em todas as plataformas de áudio. E também pode jogar o Barco Binário aqui.