Comece do jeito certo com Product Backlog Building (PBB)

Certamente você já ouviu a famosa frase: “Tudo na vida tem um começo”. E isso não é diferente para produtos de software. O desenvolvimento precisa começar em algum lugar e percorrer um caminho até chegar às mãos do cliente. Entretanto, caminhar nessa estrada nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, há muitos obstáculos e armadilhas que podem desvirtuar o projeto significativamente e afetar a qualidade do produto entregue ao cliente. Por isso, Jonathas, Victor e Felipe conversaram com Fábio Aguiar, criador do método Product Backlog Building (PBB), que oferece orientações valiosas sobre como iniciar e gerenciar projetos de software para empresas de diversos tamanhos e setores.

Mas afinal, que é Product Backlog Building (PBB)?

O Product Backlog Building (PBB) consiste em vivenciar na prática a elaboração e criação de um Product Backlog efetivo e colaborativo, esclarecendo as user stories e o backlog dos times, e utilizando o PBB Canvas como ferramenta facilitação.

Scrum é um framework para gerenciamento de produtos, baseado em desenvolvimento iterativo e incremental. O seu ciclo inicia com uma lista de funcionalidades desejadas para o produto, priorizada pelo cliente, então o time escolhe as funcionalidades que se compromete em desenvolver, geralmente com iterações de 1 a 4 semanas. Para o Scrum e para vários métodos ágeis, o Backlog do produto é a única fonte de requisitos, e aí? Entendem por que usar um método para a criação de um bom backlog é tão importante?

O FacompCast #13 já está disponível. Não esquece de seguir a gente! @facompcast no Twitter e Instagram