Carreira no Open Source, Smart Grids e dados das universidades em plataformas proprietárias

As soluções computacionais mais famosas e que conhecemos hoje em dia são, em sua grande maioria, pagos. Do editor de fotos até sistemas operacionais, esses softwares são produtos sendo comercializados em um mercado entre grandes empresas, que os licenciam com preços por vezes fora da realidade de muitos consumidores. Contrapondo esse mercado surgiu a indústria dos software Open Source, que são livres para o uso e distribuição na comunidade, promovendo carreiras digitais e pessoas que precisam dessas ferramentas. Sabendo disso, Victor Santiago, Felipe Campos e Jonathas Andrade conversam com o Prof. Filipe Saraiva (UFPA Belém) sobre carreiras no open source e também sobre seu projeto com Smart Grids – e o impacto que essa tecnologia possui. Ouça a gente, esse papo está sensacional!

“O software livre é mais que um código aberto, é um movimento pela liberdade e justiça”

Richard Matthew Stallman, no seu livro “Why Open Source misses the point of Free Software”

O que são Smart Grids?

Segundo a Iberdrola, Smarts Grids (Redes elétricas inteligentes) são redes elétricas que podem integrar de forma inteligente e dinâmica as ações de todos os usuários conectados a elas — aqueles que geram energia, aqueles que a consomem ou aqueles que fazem ambas as coisas — a fim de fornecer eletricidade de forma eficiente, sustentável, econômica e segura.