Projeto Computador Amigo

Preocupação ambiental é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos – e a área da computação não ficou alheia a isso. Reciclar componentes para produção ou mesmo a reutilização em outros computadores é a força-motriz do Computador Amigo, um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tu vais ter a oportunidade de conhecer neste episódio. Jonathas, Victor e Felipe receberam Renato Hidaka Torres, professor da Faculdade de Computação da UFPA e também criador do projeto.

Você sabia?
  • Segundo o WEEE Forum, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram produzidas por nós em 2019 – o que daria pra encher cerca de 260 mil Estátuas da Liberdade com cabos e peças eletrônicas não mais utilizáveis;
  • O Japão é uma das áreas mais prósperas para inovação tecnológica e também com uma forte responsabilidade ambiental. Prova disso é que as medalhas entregues durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tokyo 2020 foram feitas de lixo eletrônico reciclável – incluindo os metais que ornaram as medalhas.

O FacompCast # já está disponível na sua plataforma de áudio favorita. Não esqueça de nos seguir nas redes: @facompcast no Twitter e Facebook.